quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Saúde - Proteção com Vacinas VI

Aqui a sexta postagem sobre as Vacinas que todo Adulto deve tomar para se prevenir e para ter uma melhor qualidade de vida.
O texto selecionado é parte de uma publicação da Revista MensHealth de Abril de 2012, e corresponde a Vacina anti-DIFTERIA, TÉTANO e COQUELUCHE.

"Vacina anti…DIFTERIA, TÉTANO e COQUELUCHE
Como é Quando era criança, você provavelmente foi imunizado com a vacina Tríplice Bacteriana Celular contra difteria, tétano e coqueluche. E complementou com duas doses da dT, para prevenir difteria e tétano. Agora, só precisa de uma dose da Tríplice Bacteriana Acelular, a versão recomendada para adulto, a cada dez anos. Não seguiu o protocolo infantil,  ou não tem ideia do que rolou quanto a ele? Faça o seguinte.
Tome a Tríplice Bacteriana Acelular. Depois de dois meses, se vacine com uma dose da dT e, após quatro meses, com outra dT. Aí, a cada dez anos invista na Tríplice Bacteriana Acelular. Só há dela na rede privada de saúde. Custa, em média, de 90 a 125 REAIS. A dT está disponível no sistema público. Não há idade limite para tomar.
Do que você se livra Vai ganhar um filho ou uma sobrinha? Vacine-se também por eles. No adulto, coqueluche dá só uma tosse chata que passa sozinha em até três meses – daí o apelido da doença, tosse comprida. Mas para o bebê pode ser fatal. Até os seis meses de vida, quando deve receber a última dose da vacina, ele ainda não possui anticorpos suficientes para abater a coqueluche. Uma vez doente, tem chance de sofrer obstrução respiratória e falecer. Segundo a Unicef, 300 mil crianças morrem todo ano devido à doença. “Cerca de 75% das transmissões acontecem dentro de casa por algum cuidador (pais, tios, babá)”, conta a infectologista Rosana Richtmann – a bactéria que provoca coqueluche habita gotículas que você expele ao falar, tossir, respirar. Tomando a Tríplice, você também despacha o tétano, mal que paralisa músculos e pode gerar parada respiratória. A bactéria causadora vive em locais sujos: fezes, terra, galhos, água putrefata, metais enferrujados, bichos mortos – como o bagre na praia que o Felipe curtia. Já a difteria é rara no Brasil. Mas, se ninguém se proteger, há risco de ela pintar na área, como rolou com o sarampo na Europa. A difteria acomete adultos e crianças, devido a uma bactéria transmitida pelo ar e que inflama a garganta, pode ir à corrente sanguínea e gerar problemas cardíacos. Ninguém merece.
32% Das pessoas que pegaram tétano no Brasil em 2011 morreram, segundo o Ministério da Saúde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário