domingo, 21 de outubro de 2012

Saúde - Cuidados com o Fígado

Cuidados com o Fígado
Fonte: MensHealth OnLine
Gosto muito dessa revista e recomendo como leitura de interesse dos Homens

O fígado digere gorduras, metaboliza o álcool e mantém o colesterol em ordem.
É um dos órgãos mais importantes do corpo, recebe sozinho, cerca de 1 litro e meio de sangue, por minuto, bombeado pelo coração. Consegue produzir duas xícaras por dia de bile, fluido que quebra as gorduras. Sem ele não seria possível digerir uma refeição? O sangue ficaria espesso como água de esgoto e o nível de colesterol iria às alturas. É o laboratório do organismo.
Pare na quarta lata
As noitadas estão cada vez mais freqüentes e alcoólicas? Cuidado, esse comportamento pode levar a uma das principais ameaças ao fígado, a Esteatose. Seu corpo incha devido ao acúmulo de gordura dentro das células desse órgão, depois você fica com uma aparência mais amarela.
Deixe seu fígado na reabilitação alguns dias e geralmente ele se recupera. Mas, se você continuar enchendo a cara, pode desenvolver o tecido cicatricial, e cirrose o que mata.
Exames de rotina
A Esteatose, por exemplo, não é causada apenas pela bebida mas também por colesterol alto, obesidade e diabetes.
A doença desencadeia, no máximo, um desconforto do lado direito do abdome, abaixo da costela e demora a mostrar sintomas.
Faça check-ups periódicos, como o de coagulação.
Perca 5 quilos
“A gordura encontrada na sua barriga saliente pode estar comprimindo os intestinos de tal forma que a qualquer momento você não conseguirá digerir tudo o que come. Assim as bactérias fazem as sobras fermentarem, criando um alambique de fabricação caseira no seu cólon. O resultado é a esteatose – e, o pior, você nem passa pelo prazer de encher a cara. Solução: perca peso e consuma iogurte. Está provado que um copo desse alimento por dia tem efeito antibacteriano e pode minimizar o risco de você desenvolver toxicidades no órgão.”
Verifique a caixa de remédios
Nosso corpo só consegue lidar com pequenas quantidades do remédio conhecido como Paracetamol. Em grandes quantidades e em contato com a bebida,  o remédio pode causar a destruição das células do fígado. Se você beber e precisar de um analgésico tome Dipirona.
Fique de olho no que consome
O acetaminofen, ou Paracetamol, os remédios de tarja vermelha e preta, os anabolizantes e a cocaína também são extremamente tóxicos ao fígado.
Lave tudo antes de comer
Se proteger da Hepatite A, evitando contato com fezes e lavando tudo direito.
No ato sexual pode haver um contato fecal-oral, é necessário se cuidar nesse sentido também.
Frutos do mar devem ser bem limpos, eles são cultivados, normalmente em áreas próximas a esgotos e pedras.
Exija materiais descartáveis
“Em qualquer lugar onde você for utilizar agulhas e seringas, peça e certifique-se de estar usando peças e afins totalmente novos. Observe se a embalagem é aberta na sua presença. E não aceite agulhas esterilizadas.”
Freqüentar um estúdio de tatuagem e piercing aumenta em nove vezes a probabilidade de você contrair uma devastadora doença do fígado, a hepatite C. “Para evitar a contaminação, os cuidados devem ser os mesmos em relação ao HIV”, afirma Edison Parise, do Hospital Sírio-Libanês. Ou seja, tome cuidado também durante sessões de acupuntura e não use a lâmina de barbear do colega ou do irmão. O risco não vale a pena, pois a doença é devastadora.
Na medida “Faça os cálculos para não ultrapassar o limite aceitável de 80 gramas de álcool por dia. É fácil: multiplique o teor alcoólico da bebida, que está no rótulo, pela quantidade de mililitros ingeridos. Veja o exemplo considerando a cerveja: 0,05 x 355 ml = 17,75. Você vai precisar parar na quarta latinha.”
• Cerveja – 5%
• Vinho tinto – 12%
• Saquê – 15,5%
• Tequila – 38%
• Vodca – 40%
• Pinga – 40%
• Uísque – 43%
Veja o volume das doses
• 1 dose – 100 ml
• 1 taça – 100 ml
• 1 garrafa – 600 ml
• 1 lata – 350 ml
• 1 long neck – 355 ml
Fonte: Luís Edmundo Pinto da Fonseca
A matéria Original foi Editada aqui pelo Blog, mas segue a referência para quem quiser.
Fonte: Revista MensHealth

Nenhum comentário:

Postar um comentário