sábado, 3 de novembro de 2012

Saúde - Proteção com Vacinas - parte III

Aqui a terceira postagem sobre as Vacinas que todo Adulto deve tomar para se prevenir e para ter uma melhor qualidade de vida.

O texto selecionado é parte de uma publicação da Revista MensHealth de Abril de 2012, e corresponde a Vacina anti-Hepatite B.

"Vacina anti…HEPATITE B

Como é São três doses. Está disponível na rede pública de saúde para pessoas com até 24 anos. Os mais velhos que isso só conseguem se imunizar em clínicas privadas, por cerca de 55 a 95 REAIS, a dose. Vacine-se em qualquer idade.

Do que você se livra Se contrair hepatite B crônica terá de se despedir daquele bom vinho, ou outro drinque, para sempre. A doença é provocada pelo vírus HBV. Mas, como o HAV, ele ataca seu fígado sem deixar pistas. Quando sintomas aparecem, são os mesmo da hepatite A. Se a hepatite B virar crônica, no entanto, ainda pode causar câncer e cirrose hepática (ataque ao fígado gradual, consequência de uma inflamação de anos, que mata o órgão). Aí, transplante pode ser necessário. O vírus é transmitido pelo beijo – se o homem e a mulher tiverem ferimentos na boca –, por sangue contaminado e relações sexuais. “É cem vezes mais fácil contrair hepatite B que HIV”, ressalta Isabella Ballalai, infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Regional Rio de Janeiro.

Cuidados extravacina Mesmo vacinado, siga usando camisinha sempre e não empreste a lâmina de barbear ao brother – vale mais a pena presenteá-lo com uma. É que você pode pegar hepatite C pelas mesmas vias que pega a B. E não há vacina para hepatite C, que também pode ser fatal.

350 milhões de pessoas no mundo têm hepatite B crônica e não sabem, estima a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 2010 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 23% dos casos de hepatite B foram em homens de 20 a 39 anos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário